SMP2

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O Sistema de Medição Peso Potência (SMP²) é um sistema de rating homologado pela ABVO, destinado a comparar e classificar barcos de Oceano, classe Cruzeiro e Cruzeiro / Regata quando em competições baseado em três princípios: alto grau de aferição, simplicidade e baixo custo.

O Sistema busca medir e aferir os itens que realmente impactam no desempenho de um veleiro, considerando princípios de aero e hidrodinâmica. A relação Peso/Potência é definida entre a eficiência aerodinâmica e o peso da embarcação e foi o primeiro sistema, em nível nacional e, pelo que se tem notícias, também em nível internacional, a considerar o peso da embarcação, fisicamente aferido, na sua formulação.

O SMP² é otimizado considerando o tempo de utilização de cada tipo de vela (de proa, mestra, e spinnaker) em regatas cujo percurso seja de 02 (dois) barla-sotas, que é o percurso recomendado pela AFB. Porém, sua utilização em outros tipos de percursos não prejudica a comparação de resultados.

O seu desenvolvimento, contou com a contribuição de projetistas navais, engenheiros civis, mecânicos e navais, assim como de velejadores e de analistas de sistemas. O SMP² foi desenvolvido, é atualizado e gerenciado pela Associação Fórmula Brasília AFB, sendo toda e qualquer alteração da regra feita somente com a aprovação do Conselho da AFB e avaliação da Comissão Técnica da ABVO.

Troféu Fórmula Brasília

O Troféu foi criado, em 1997, para ficar de posse transitória do barco campeão do DF e assim permaneceu até 2002. Nesse período, o campeonato não foi disputado em 2000 e, por decisão dos associados, o barco de melhor desempenho no ano ficou, transitoriamente, com o troféu.

Em 2003, foi criado o ranking da Associação Fórmula Brasília e foi definido que o barco melhor classificado anualmente no ranking ficaria de posse transitória do troféu. O critério permaneceu até 2005, quando foi definida a necessidade de rever os critérios de classificação no ranking. Como tal revisão só ocorreu em 2007, o troféu não foi colocado em disputa no ano de 2006. Excepcionalmente, para o ano de 2007, os associados decidiram que o troféu fosse concedido ao barco melhor classificado no cômputo dos resultados das regatas comemorativas dos clubes que mais apoiaram a classe SMP2 durante o ano de 2007, que ainda seriam disputadas e que são Regata Aniversário do Banco do Brasil (AABB), Regata Aniversário Cota Mil (Clube Cota Mil) e Regata Dia do Marinheiro (Clube Naval).

Os critérios para a classificação no ranking foram redefinidos ainda em 2007, e entraram em vigor a partir de 2008. Desde então o ranking vem sendo disputado anualmente.
Os barcos que anualmente ficaram de posse do troféu transitório estão relacionados abaixo:

Quadro dos Campeões:

Ano Barco Timoneiro Obs.:
1997 Nau Caleuche Rodrigo Moura Campeão DF
1998 Storms Renato Moura Campeão DF
1999 War Rodrigo Moura Campeão DF
2000 Diablo Ramiro Bentes Melhor desempenho
2001 Nau Caleuche Marco A. Silva Campeão DF
2002 Storms Renato Moura Campeão DF
2003 Nau Caleuche Marco A. Silva 1o. do Ranking
2004 War Roberto Renner 1o. do Ranking
2005 Nau Caleuche Marco A. Silva 1o. do Ranking
2006 ************ Rodrigo Moura Xôpe (Campeão do DF)
2007 Xôpe Rodrigo Moura Vencedor Aniv.BB; Aniv. Cota Mil; Dia do Marinheiro
2008 War Roberto Renner 1º. Ranking
2009 Xôpe Carlos Firmino 1º. Ranking
2010 Xôpe Rodrigo Moura 1º. Ranking
2011 Nau Caleuche Diogo Rodrigues Pelles 1º. Ranking
2012 Mormaço Rodrigo Ferreira Fernandes 1º. Ranking
2013 Adrenalina I Flavio Pimentel 1º. Ranking
2014 War 2 Giorgio Bottim 1º. Ranking
2015 Maitói 3 Gabriel Raulino 1º. Ranking

Certificados Válidos:

Barco Certificado
Adrenalina I smp2_bra2229_adrenalinai_2017
Bicho Solto 2017_SMP2_certificado Bicho Solto
Maitói 3 smp2_bra2028_maitc3b3iiii_2013
Magia IV smp2_bra1980_magiaiv_2013
Mizú II smp2_bra2020_mizu_2013
Nau Caleuche smp2_bra1764_nau_caleuche_2013
War 2 2017_SMP2_certificado War2
Xope smp2_bra2051_xope_2013
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