Regra BRAVO

A Regra BRAVO – Regra Brasiliense de Vela de Oceano – é uma regra de handicap que foi desenvolvida em 2017 e definitivamente implementada em 2018 com intuito de consolidar as regras RGS-DF e SMP2, após a unificação das associações AVOB e AFB.

O então presidente Diogo Pelles, com o apoio da sua diretoria, baseou-se no modelo peso/potência, já utilizado nas regras anteriores, para desenvolver a BRAVO, implementando melhorias antes não contempladas nas outras regras.

Durante o ano de 2018 a regra passou por alguns ajustes e foi amplamente aceita pela comunidade náutica, permitindo que barcos de diversos tipos e modelos pudessem competir entre si de forma justa e desportiva.

Para obter o certificado da BRAVO o barco deve ser pesado e medido conforme a regra. Essa medição resultará em um FCT – fator de correção de tempo – que é o valor que serve para corrigir o tempo real de regata do barco. O certificado é válido durante todo período de filiação do barco à AVOB. No caso de desfiliação ou de alteração nas medidas do barco, é necessário que um novo certificado seja gerado.

Em 2019 foram publicados documentos para dar transparência à regra de forma que todos possam compreendê-la e aplicá-la. A Regra BRAVO é a regra oficial da Associação de Veleiros de Oceano de Brasília – AVOB, entidade filiada à Federação Náutica de Brasília – FNB.

Os barcos filiados à AVOB estão divididos em 4 grupos. São eles:

  • Grupo Regata – Formado por barcos mais velozes, com projetos de alto desempenho, desenvolvidos exclusivamente para regatas, independente de tamanho.
  • Grupo A – Formados por barcos com projetos cruzeiro/regata de 24 pés ou superior, ou seja, são projetos que possuem características de barcos de passeio sem abrir mão do alto desempenho.
  • Grupo B – Formados por barcos com projetos cruzeiro/regata de até 24 pés, projetados para passeio mas sem abrir mão do alto desempenho.
  • Grupo Cruzeiro – Formado por barcos projetados exclusivamente para passeio/cruzeiro em detrimento do desempenho, independente de tamanho.

A planilha com as medições de todos os barcos filiados à AVOB encontra-se na página de Documentos.

Confira maiores informações em: BRAVO 2019

Apresentação da Regra BRAVO: Nova Regra da AVOB

Resultado de regatas: www.sarweb.com.br

 

Anúncios