O ano de 2019 foi um ano de mudanças para a vela de oceano de Brasília, mudanças de regras, de critérios, de conceitos, mas principalmente de costumes.
Uma delas foi a diminuição do número de regatas descartadas para valorizar quem se faz mais presente na raia. Outra mudança importante foi a aplicação dos critérios de elegibilidade no ranking, entre outras regras, conforme o regulamento.
Mas como eu falei acima, a principal mudança foi a conscientização da comunidade náutica que vem dando seu apoio à regra BRAVO. Prova disso foi o aumento significativo de filiações nos últimos dois anos. Hoje já são 59 embarcações medidas na BRAVO com certificados válidos e 23 embarcações registradas na regra CRUZEIRO. Ao todo são 27 filiações ativas e elegíveis no ranking em 2019. Sabemos que não somos unanimidade mas está visível que a comunidade abraçou a causa e entendeu a importância de ter seu barco medido e sua filiação ativa para que a associação continue evoluindo.
Neste ano o SARWeb lançou a funcionalidade de certificado online dando maior transparência à regra. Para o ano que vem será implementado a volta do Rating Atribuído para os barcos não filiados e a verificação automática da filiação na apuração do ranking. Assim como foi na época da implantação da inscrição online, as mudanças visam aplicar a regra na sua totalidade e com rigor, mudando o antigo costume de “dar um jeitinho” e de “ganhar no grito”.
Mas agora vamos falar do que realmente interessa. Com 13 regatas válidas, o Ranking da AVOB 2019 teve seus campeões conhecidos e premiados no último domingo após a realização da REGATA DIA DO MARINHEIRO do CLUBE NAVAL.
Como já acontece desde o ano passado, os campeões são premiados com o troféu transitório e belas medalhas para os tripulantes do primeiro ao terceiro lugar de cada grupo. Três dos quatro ganhadores do Ranking AVOB 2018 mantiveram seus títulos em 2019 e terão as plaquinhas com os nomes de seus barcos fixadas novamente ao troféu mais importante da vela de oceano brasiliense.
São eles:
GRUPO REGATA:
1º – MIZÚ II (ICB)
2º – ADRENALINA I (ICB)
3º – NAU CALEUCHE (CMIC)
GRUPO A:
1º – DESAFIO (AABB)
2º – OBATALÁ (AABB)
3º – FUGITIVO (CMIC)
GRUPO B:
1º – ROCKET II (CMIC)
2º – TRÊ-LÊ-LÊ (CAER)
3º – CUTTY SARK (CMIC)
GRUPO CRUZEIRO:
1º – PITCHOCO (ICB)
2º – DER SIEGER (ICB)
O resultado completo pode ser visto no site http://www.sarweb.com.br/Ranking.aspx
A Associação de Veleiros de Oceano de Brasília – AVOB – agradece a todos os velejadores, tripulantes e organizadores e deseja-lhes um feliz natal e um próspero ano novo.
Bons ventos e até 2020!
Pessoal da AVOB. Certamente o critério de elegibilidade foi muito bem aplicado.
Parabéns e que continuem com a justiça, #INELEGÍVEIS OUT.
Henricão – Time Tekinfim
CurtirCurtido por 1 pessoa