Regatas Solitário e Ele & Ela 2017

DSC_0752

Mais uma vez o Lago Paranoá ficou colorido pelas velas dos veleiros que cruzavam suas águas de um lado para o outro neste final de semana.

Com presença forte do sol, no sábado os velejadores solitários largaram do Cota Mil Iate Clube na parte da tarde e partiram em direção ao Iate Clube de Brasília para a tradicional Regata Solitário. O vento apareceu timidamente, rondava bastante e deu uma canseira nos velhos lobos que precisavam regular as velas a cada rajada.

O destaque da regata foram os velejadores solitários afobados que, na ânsia de chegarem logo ao destino para se encontrarem com as respectivas, acabaram por largar escapados e receberam OCS.

WhatsApp Image 2017-06-04 at 18.15.22 (2)A classificação da Solitário no RGS-Regata A:

1º – PAKATO (CMIC) – Homero Martins
2º – ORION (ICB) – Maurício Albuquerque
3º – ACONCHEGO (CMIC) – Rommel Castro

Na RGS-Regata B:

1º – ROCKET II (CMIC) – Leo Seger
2º – CIRRUS (AABB) – Darcílio Veloso

No domingo foi a vez que levar os companheiros e companheiras para a regata Ele & Ela, no percurso ICB-CMIC. Dessa vez o vento mostrou a cara e entrou forte. Com rajadas que batiam 15 knots, a largada foi dada às 10 horas da manhã.

Os velejadores que optaram pelo bordo da esquerda, próximo ao Clube do Congresso, aproveitaram melhor o vento e conseguiram cruzar a ponta do Palácio do Alvorada em poucos bordos. Já o pessoal que optou pelo caminho mais curto, pelo Clube da Aeronáutica, penou mais com as rondadas de vento.

Com apenas 1 hora e 8 minutos, o veleiro PAKATO, tripulado por Homero Martins e Vânia Lessa, cruzou a linha de chegada sagrando-se o Fita Azul. Os destaques foram as velejadores Luiza (a velejadora mais nova) e a Dra Angela (a velejadora mais experiente da regata).

WhatsApp Image 2017-06-04 at 14.39.54Na categoria RGS-Regata A, os campeões foram:

1º – OBATALÁ (AABB) – Aloísio Ferreira / Euza Ferreira
2º – PAKATO (CMIC) – Homero Martins / Vânia Lessa
3º – DESAFIO (AABB) – Carlos Freitas / Patrícia Leite

Na categoria RGS-Regata B, foi:

1º – ROCKET II (CMIC) – Leo Seger / Rosana Amorim
2º – CIRRUS (AABB) – Darcílio Veloso / Juliana Veloso

Os resultados completos podem ser vistos no site www.sarweb.com.br

Abs,
AVOB

Anúncios

Um comentário sobre “Regatas Solitário e Ele & Ela 2017

  1. Excelente regata em homenagem às nossas “Elas”… sejam esposas, companheiras, amigas, filhas, namoradas, e até mesmo a sua querida e amada mãezinha, que assumiu o comando do Pitchoco !
    No dia anterior, ventos amenos conduziram os “solitários”, até a chegada no iate sem muitos atropelos, a não ser para aqueles que no afã da vitória, e pra isso uma boa largada é essencial, se deixaram levar pelo entusiasmo e largaram escapados (Obatalá, Freedom, CarpeDiem e Fuga III), e, embora tenham disputado com os demais a regata toda (cabe aqui uma manifestação de bom senso, pois, a CR não é obrigada a comunicar quem saiu escapado, mas, que numa regata de percurso, seria de bom alvitre avisar esses competidores para abandonar a competição afim de não atrapalhar os demais), não receberam o apito de chegada… decepção total, mas, imbuídos e conscientes de sua falha.
    Bem, o assunto aquí é “Elas”, que enfrentaram com muita alegria e firmeza os ventos fortes que assolaram o nosso Paranoá naquela manhã de domingo. Tenho certeza que nossas companheiras fizeram muita força e se emocionaram bastante, independentemente se acostumadas com frequência tripular veleiros ou que eventualmente se dispuseram a participar de uma “Ele & Ela”.
    O Obatalá teve o privilégio de ter à bordo a minha amada esposa, que se dispôs à enfrentar os ventinhos frescos, embora um pouco abalada pelo seu estado de saúde devido a uma fibromialgia que não larga de seu pé. Mas, foi corajosa e determinada tratando da buja cambada
    s, e até mesmo, depois de algumas orientaçõe básicas, foi trimando o balão das proximidades da ponte JK até o Cota Mil. Segundo ela foi uma experiência gratificante mesmo exigindo um pouco mais fôrça nas rajadas para caçar a escota de sota. A empolgação foi tamanha que disse, agora, não querer outra coisa… vai ser “baloeira” !
    Claro, diante de tudo isso o resultado não poderia ser diferente, e conseguimos superar as demais heroínas, que também vivenciaram as mesmas emoções, e obtivemos o ponto mais alto do podium, o primeiro lugar da RGS regata A, que embora tenha sido o segundo geral na ordem chegada, conseguimos no tempo corrigido, essa espetacular vitória, que mostra o melhor desempenho de um veleiro no tempo corrigido, em função de um fator de correção de tempo entre veleiros de diversos projetos estabelecidos pelas regras de medição, no nosso caso Brasiliense, a RGS-DF, da AVOB-Associação de Veleiros de Oceano de Brasília. Obrigado Euza, te amo ! Dever cumprido !

    Veleiro “OBATALÁ” … tripú Aloisio e Euza – Regata “ELe & Ela” 2017 – percurso Iate-Cota Mil

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s